terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UMA SEMANA EM BALI (INDONÉSIA)!

Meus queridos, 

Rompi o ano em Bali!!!
Isso não é mágico? 

Passei os últimos dias de 2011 e os primeiros de 2012 nessa ilha da Indonésia. 
Foram dias encantadores e quentes. É importante dizer que deixei a Coréia com 11 graus negativos e cheguei em Bali com 30. Deixei a neve para um sol tropical. Contarei um pouco dessa viagem com algumas fotos que tirei.

Ao chegarmos em Bali, além do calor, nos deparamos com a estética balinêsa. Muitas cores fortes nos seus tecidos que são famosos pelo mundo e suas esculturas inspiradas no hinduísmo ( a maioria da população de Bali é Hinduísta, embora a Indonésia tenha uma maioria Muçulmana ).


É impossível não ser tomada pelo impulso de sair comprando um monte de coisas que depois você não sabe onde colocar. 

As esculturas são lindas e impactantes. Pra mim que sou apaixonada pelas histórias do hinduísmo, fica difícil não se render a esse impulso. 

Confesso que tive que brigar comigo mesma e me lembrar que moro hoje em um flat e não tenho espaço nem pra minhas coisas, quanto mais pra comprar um monte de coisa em cada viagem que fizer. Fiz um acordo com meu impulso: Em cada viagem só posso comprar uma peça. Comprei uma escultura em madeira do Lord Ganesha, ela agora está na minha sala me olhando enquanto escrevo.


As manifestações religiosas não são tão tocantes como as que vi nas minhas viagens a Índia. Aqui a religiosidades existe, mas tive a impressão que ela não ocupa o mesmo lugar de importância que tem para os indianos, mas nem por isso elas não deixam de ser emocionantes. 

Nessa foto flagrei um momento em que uma família fazia um ritual de agradecimento. Nosso guia nos contou que isso é muito comum. Parecia uma pequena procissão. Eles cantavam mantras e caminharam na direção de um templo sagrado. 


Esses pequenos cestinhos com oferendas estão em todos os lugares. Mas em todos os lugares mesmo. Na porta dos estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, nas praias, nas esquinas, nos hotéis, nas ruas, em todo lugar que eu tenha andado.

As pessoas fazem oferendas o tempo inteiro e invocam aos Deuses, proteção e abundância. Em qualquer lugar por onde andei, vi essas cestinhas com flores, incensos, alimentos cereias e até mesmo cigarros.

Nos templos que estão em qualquer esquina, é possível ver mulheres que passam horas a fio fazendo essas oferendas. 



Esse é um dos prédios de um templo imenso...e lindo....
Saímos da praia e subimos as montanhas de Bali para conhecermos esse templo que mais parece uma cidade, com muitas construções milenares em forma de Pagoda. As maiores pagodas que já vi, estão no Nepal, embora muitos pensem que as Pagodas são um estilo de construção chinês, os nepaleses garantem que sua pagodas são anteriores às da China e que as mais altas estão lá. 

Essas de Bali impressionaram por comporem um complexo que é um templo. Cheias de escadas, que levam pra níveis mais elevados, as pagodas mostram também um aspecto social, que são as castas que dividem a sociedade. 

Esse templo era silencioso..no alto de uma montanha...lugar bom para meditar e vibrar...nos convidava à contemplação, e ao longe eu podia escutar as cantorias de pessoas que ali estavam a rezar.


O caminho da praia mais famosa de Bali passava por uma vegetação abundante. Muito legal sair de uma paisagem de neve, onde o verde se recolheu e as cores oscilam entre o branco e os tons de cinza, para uma floresta verde e vibrante.

Bali é cheia de vida tropical...

Percorremos um caminho tão lindo quanto mágico para chegarmos a Padang-Padang, que me lembrou demais as maravilhosas praias de Itacaré, na Bahia. Na verdade cheguei a pensar que quem conhece Itacaré, não precisa vir para as praias de Bali.



Essa é Padang-Padang.

Linda. Com areias brancas, água morna e transparente, verde para todo lado, e emoldurada por um céu azul perfeito.

Mergulhei nessa praia do Oceano Índico. Fiz meu mergulho de limpeza de final de ano nesse mar.

Ela é uma piscina, com rochas imensas... águas calminhas e quentinhas... Até a mim, que não sou chegada a uma praia (confissão íntima), apesar de amar o mar, essa praia conseguiu seduzir.  


Mais uma foto de Padang-Padang pra aumentar o encantamento e o resto da confissão:

Morei em Salvador na Bahia a maior parte da minha vida, morava em frente ao mar, e ia a praia no máximo uma vez por ano, (normalmente dia 1 de janeiro) ... acho que esse mergulho deve valer por uns dois anos ou mais.

Agora falando sério, sabe o que Padang-Padang ou as praias de Bali tem que as praias do Brasil não tem? Segurança.

Passamos horas nas praias de Bali sem sentir nenhuma espécie de medo ou sensação de insegurança. Deixávamos a bolsa na areia e íamos mergulhar tranquilamente. Nenhum medo, nenhuma ameaça. Isso sim é um paraíso de deixar a gente com inveja e com vergonha. 



É claro que onde existe mar, existe frutos do mar.
Aqui eles tem em abundância. Peixes, lulas, lagostas, camarões, ostras e tudo mais que venha do mar. Pratos maravilhosos são preparados com eles, e essa pessoa aqui que já não gosta de comer (mentirinha), se acabou nesse pratos, ganhando de volta uns poucos quilinhos que eliminei com a saída do Texas.

As preparações são apimentadas. Eles usam muito gengibre e pimenta, com pouquíssimo sal. Sabores que impressionam nosso paladar. 

Essa é uma lagosta assada na brasa, como um churrasco. Incrivelmente deliciosa. 




Já que o assunto agora é esse, vamos partir para a cerveja famosa da Indonésia.

Eu nunca havia ouvido falar dela, mas ao chegar em Bali é impossível não vê-la. Ela está em todos os bares, em camisetas que os turistas australianos vestem, em acessórios dos bares...  everywhere...  pra onde você olhe, tem a marca Bintang na sua cara. Eles são orgulhosos dela, e ficam felizes quando você a solicita, no lugar de qualquer marca de cerveja importada.

Quando for a Bali, não deixe de pedir uma Bintang. Se ela é gostosa? Acho que é.  Bebi algumas, mas no calor, qualquer cerveja gelada me serve, não sou muito exigente.



Saindo da farra das comidas e se tornando a própria comida.
Assim que nos sentimos quando decidimos experimentar virar comida de peixe. 

Em todo lugar de Bali você poderá encontrar esses "aquários" cheios desses peixinhos famintos que comem tudo aquilo que você não tirou com a pedra pomes, ou que por falta de manicures se acumularam nos seus pés (nos meus).  

Gente....vocês não podem imaginar a aflição que isso provoca. Depois de muitos gritos consegui relaxar e deixar os peixes se alimentarem à vontade.

Recomendo essa experiência exótica.


Apresento-vos o LUWAK.

Esse bichinho bonitinho é o famoso Luwak. Pra quem não o conhece, vou contar sua história.
Ele vive perto dos cafezais (aqui em Bali tem muito café), eles comem os grãos de café que caem dos pés. Eles não possuem enzimas capazes de digerir esses grãos. Eles os defecam. Esse cocô famoso, é catado, limpo (assim espero) e torrado, para se transformar no famoso e caríssimo café KOPI LUWAK.
Eu, uma cafeinômana assumidíssima, tomei esse café.
O danado é gostoso mesmo. 
Se forem a Bali, bebam o famoso café Kopi Luwak (que um dia foi defecado), nem que seja pra contar para os amigos, por que é tão caro que não dá pra manter o vício.




Os arrozais da Indonésia são outro ponto de beleza absurda.
Viajar pelos campos e montanhas de Bali é com certeza se deparar com imagens de uma beleza sem tamanho.
O verde é poderoso.... e essas plataformas de arroz que cobrem as montanhas nos colocam em uma cena de filme.

Bali não é uma ilha grande, então quando subimos uma montanha, em algum momento vamos ver o oceano de lá. 

Então tente imaginar montanha, muito verde, essas escadarias de arrozais e o oceano do outro lado... sonho.



Isso é Bali.

Respire bem profundamente e sinta o poder desse lugar.
Bali é linda.
Bali é alegre, animada, religiosa, mundana, colorida, saborosa, cheirosa....
Bali é um lugar lindo, mas em sua história recente, sofreu dois ataques terroristas com bombas.

Você consegue imaginar um lugar assim sendo vítima de um atentado terrorista? Eu não. Nem o povo que mora aqui. Nosso guia nos contando como foi em 2005 quando muitos turistas (principalmente australianos), morreram no atentado, em algum momento ele nos olha e fala incrédulo: "Why Bali? Why Bali?"

Sua indignação não tem resposta.

A única explicação que consigo ter pra mim, é que o ser humano tem uma capacidade absurda de produzir o bem, assim como o mal, e que muitas vezes confundimos um com o outro. 

Meu desejo para 2012 é que eu possa estar mais lúcida a respeito da diferença entre eles dois, e que minhas ações sejam cada vez mais construtivas e menos destrutivas.

Feliz 2012! 

20 comentários:

  1. Obrigada por esse passeio lindo e exótico, Lud. Adorei!
    Ana Liése.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Obrigada Ludmila por compartilhar essas experiências tão belas. Boa sorte para você e seu esposo.
    Tereza Sarmento.

    ResponderExcluir
  3. Lindo!!Experiência incrível. Obrigada por dividi-la.Seu desejo para 2012 deveria ser o de muitos.Espero que eu tbm consiga.Que assim seja!bjo
    Ale_srn

    ResponderExcluir
  4. Tem amei Bali. E vc foi muito feliz nas fotos e comentários. Minha filha ira com oo marido dia 20de abril e passei tuas dicas pra eles lerem ..grata. Marlyhenriquez da DMP...

    ResponderExcluir
  5. Viajei no seu texto, mais uma vez.
    FELIZ 2012,

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das paisagens e da história do café... qto a religiosidade, ainda acho mais prático o jeito dos cristãos de adorar apenas a um Deus. Bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  7. Delicioso viajar no seu texto, maravilhoso...
    Participei de um encontro em Salvador-Pituba por intermedio de Isabel(tia de Rosy e Igor de Houston).
    Desde que conheci seu Blog,gosto muito de ler seus textos.
    Feliz 2012!!!!Vane

    ResponderExcluir
  8. Lud,
    Que viagem linda! Vc é muito generosa dividindo essas imagens e experiencias com todos nós.Sou sua leitora assidua.
    Feliz 2012!! Bj,Cris Kelsch.

    ResponderExcluir
  9. Luddddddddddddd...

    Que coisa mais linda sua descriçãooo!!!!!! Adorei Bali!!!!

    ResponderExcluir
  10. Hmmm... Mas que café KOPI LUWAK delicioso, inigualável, divino e verdadeiro manjar dos deuses!

    Este cocôzinho é bem aromático, crocante, agradável ao paladar e aos olhos e bem nutritivo...

    Bom apetite!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela explanacao a respeito de Bali. Residimos na ilha dos deuses ha quase duas decadas e muitas vezes leio textos de outras pessoas contendo informacoes erroneas e pouco elucidativas.
    Sua estada por aqui foi pequena mas percebo que absorveu bem a cultura e a nossa qualidade de vida. Convido-a a voltar e dar-lhe-ei informacoes interessantes sobre outra parte da ilha que talvez voce nao tenha visitado.

    Abracos.
    https://www.facebook.com/Walkiria.Bali

    FB : Walkiria Rossi

    ResponderExcluir
  12. Parabens pelo texto..Vivo em Bali ha quase duas decadas e seu texto elucidativo mostra que voce absorveu bem a cultura e magia desta ilha dos deuses embora tenha passado apenas uma semana por aqui. Espero que um dia voce regresse para conhecer e desfrutar da magia que existe ao norte de Bali e conhecer tambem outras ilhas aqui perto tao ou mais lindas que Bali, como Lombok, por exemplo.

    Abs
    Walkiria

    ResponderExcluir
  13. Ah! Esqueci de dizer: Eu moro entre padang - Padang e Uluwatu.
    A 1500 metros depois dessa ponte de Padang Padang ( sentido Uluwatu) e a 800 metros de Uluwatu. Padang Padang eh a minha praia e hoje tem muita gente por aqui..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal Walkiria!!!!
      Morar aí deve ser interessante!
      Que bom que vc gostou desse texto. Gostei muito de Bali.
      Obrigada por ter lido meu blog e deixado seu registro!!!

      Excluir
  14. Acho que tô atrasada pra postar, mas aí vai rsrsrs... Amo bali de coração. O atentado foi horrível, néh? Sinto que sou um pouco balinesa, apesar de ter nascido e vivido até agora no Brasil. O clima da minha cidade é IGUALZINHO o clima balinês: quente e úmido, mas agora até q ta batendo um ventinho gostoso... Hum... Isso me lembra muito da praia da minha infância, um lugar belíssimo - ao menos, tem um valor sentimental pra mim -, mas tive que sair daquele paraíso que é Salinas, no Pará, porque sei que não teria as mesmas oportunidades que tenho hoje, se continuasse vivendo lá... Mas guardo lindas lembranças daquela praia de mar azul e areias brancas que contrastavam com minha pele morena, enquanto um sorriso radiante se abria em meu rosto em meio ao calor inclemente daquela cidade. Nunca mais voltei pra lá e não sei como estão as coisas lá, mas sinto muitas saudades de lá. Eu vivia no paraíso e não sabia. Quando vão criar a máquina do tempo? Quandoooo? Sinto saudades de pessoas, animais e lugares que não mais verei nessa vida. Só na próxima. Eu tive uma infância idílica em meio a um paraíso terrestre, com certeza absoluta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoro quando alguém comenta um post antigo pq me dá a chance de revê-lo. obrigada! Conheço Salinas, meu pai era paraense e minha mãe amazonense.

      Excluir
    2. Oh, obrigada, querida! Vc conhece o lugar em que fui feliz de verdade... Saudades daquela época! Se pudesse voltar no tempo realmente, voltaria pra minha infância em Salinas. Quando lembro da infância, me lembro das praias, daquela cidade perfeita na imperfeição, que mostra que, sim, é possível haver união na diversidade. Queria que tivesse uma máquina no tempo para que pudesse rever pessoas, animais e lugares queridos, que jamais verei de novo nessa vida. Mas quando vai demorar para fazerem isso? Quandooooo? Você também não gostaria dessa possibilidade, apesar de um tanto utópica? Eu ficaria MUITO feliz e grata. A gratidão, a felicidade e o carinho fazem parte de minha vida. Amo Bali de coração. Às vezes, sinto que sou um pouco Balinesa. Você se sente assim com algum lugar? Qual?

      Excluir
  15. Não tinha lido este. Se já sonhava em conhecer Bali.... agora então.... fiquei nas núvens!
    Obrigada!
    Ah, e o sobre "o bem e o mal", impossível não lembrar do imperdível "o sal da terra".

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!