domingo, 22 de agosto de 2010

O lugar perfeito!

Vim morar nos EUA porque meu marido está trabalhando aqui e porque achei que seria uma boa experiência passar um tempo fora. Após 8 mêses, passada a fase natural de encantamento, consigo ver defeitos..porque antes só via qualidades. 

Isso pra mim, não tem a menor importância, se um lugar tem defeitos...porque nunca tive alguma ilusão a respeito de pessoa alguma, quanto mais de lugares. Temos defeitos e qualidades, todos nós e todos os lugares, inclusive isso aqui.

Não suporto as construções todas serem de cor bege...todas as casas , todas as lojas são iguais e bege! Não suporto a mania que eles tem de colocar molho em tudo. A comida tem gosto dos molhos..detesto...Adoro o trânsito..a educação no trânsito é espetacular. Nada é mais lindo do que uma experiência no Stop Sign, as pessoas param em cruzamentos e saem uma de cada vez, por ordem de chegada. Lindo!

Poderia passar o dia fazendo listas do que gosto e do que não gosto daqui e muito mais ainda de Salvador, que é o lugar que eu conheço e que vivi minha vida toda! Mas essa não é a questão.

Adoro comprar tudo que compro aqui, roupas, botas, sapatos, maquiagem, cremes, perfumes..Adoro!...adoro minha geladeira americana enorme linda, adoro o fogão que é elétrico, enorme, maravilhoso...mas, sinceramente, NADA disso me faz feliz, nada disso faz ninguém feliz! 

Sou uma pessoa feliz porque me busco..e não quero me auto-enganar. Gosto de mim apesar dos meus defeitos...não quero deixar de vê-los! Assim como amo Salvador, apesar de todos os defeitos dela...amo e pronto!

Alguém não precisa ser perfeito pra que tenha o meu amor...um lugar também não precisa. O lugar bom, é aquele onde me realizo...onde me sinto útil, onde sinto que estou crescendo. Posso fazer isso em qualquer lugar ou não. Enquanto esse for um lugar que me propicie algum crescimento, aqui será um bom lugar. No dia que eu entender que nada aqui me faz crescer...que meu coração não está em paz...não há geladeira, perfumes e sapatos que me convença a ficar!

Hoje estou triste. Hoje sinto falta de tudo da minha vida que eu amo lá em Salvador. Sinto falta de ser útil e produtiva. Sinto falta de sair pra trabalhar e voltar cansada. Sinto falta dos dengos que Nil me fazia, sinto falta de ver o mar e as cores que lá existem e que aqui não. Se estou infeliz? Não, não estou. Hoje estou triste. Hoje estou em contato com a falta. Posso lidar com isso, sem achar que é infelicidade, da mesma forma que posso adorar passar um dia em um lindo Mall, e não confundir isso com felicidade.

A tristeza da falta não me deixa infeliz, assim como a opulência do consumo não me faz uma pessoa feliz.

Hoje...o que eu queria..ter acordado em Salvador, na minha casa que eu amo e que meus filhos foram criados...ficar lá sem fazer nada...sair pra dar uma volta de carro de tarde e ver o pôr-do-sol no lugar mais lindo que existe no mundo...o Farol da Barra...beber uma água de coco geladinha, passar no Rio Vermelho e comer a melhor Pizza que existe no mundo e voltar pra casa...

Simples e perfeito assim.

Ludmila 




13 comentários:

  1. Linda postagem....
    O importante da vida realmente é o nosso crescimento...
    Lembrei de qdo sai de Santos e vim morar para São Paulo...sonhava todas as noites com o mar....
    eu sou uma pessoa que adora o mar......
    sinto falta dele tbem....
    E o Brasil apesar das dificuldades é um lugar lindo!!!
    Salvador tem uma magia......
    Luz querida......

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida.
    Suas palavras me fazem refletir muito, pois ainda não estou conseguindo fazer isso. Neste momento, estou na cidade em que vc gostaria de estar e só consigo ver sua feiura, sua sujeira, tantos édifícios sendo construídos e um trânsito cada vez mais caótico. Se pudesse escolher, neste momento, estaria de volta à Irlanda, onde meu coração bateu muito feliz. Mas aqui estão muitas pessoas que amo e estou descobrindo que desejo viver e estar ao lado delas. Como resolvo essa equação?? Não sei....talvez vc tenha me ajudado com a primeira parte. Faz muito sentido, sim, estar onde se realiza, onde se cresce, onde se sente útil...
    Grata por me dar alguns pontos para refletir.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Ai Ludmila, como ja senti isso e continuo sentindo. Saudade de minha ex- casa em Vilas, um calcadao para caminhar e um maravilhoso mar para admirar!!!. Mas a gente aprende a conviver com essa saudade e acreditando que Deus nao nos coloca em nenhum lugar ou situacao que nao sea para aprendermos. Continuo amandomeu Pais, e tirando omelhor que posso dessa nova experiencia por aqui. Fique triste nao!!!. Ou, fique e divida conosco.! beijos Anaaguiar

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Nem reclamo daqui..gosto de estar aqui.
    Gosto de saber que Lucas está estudando aqui...gosto da minha vida aqui...só senti saudade de lá...e precisei confessar o meu amor por minha cidade, apesar de tudo de ruim que tem lá.
    Me sinto muito privilegiada de poder ter tantos lugares bons na minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Puxa PARABÉNS pelo Blog... Irei segui-lo sempre...
    Perdi horas lendo seus posts mais antigos e viagei com eles...
    Também sou psicóloga, mas no momento estou cuidando um pouco da minha saúde, devido á tumores hipofisários que me acometeram em 2008, uma Sindrome chamada Cushing.. Realizei uma nova intervenção cirurgica há 1 mês atrás e espero poder retomar minha vida logo...
    Beijos e obrigada pelos bons momentos de leitura que tive em seu blog...

    ResponderExcluir
  6. Oi Querida,
    Tudo tem um lado positivo e o negativo mas TUDO PASSA!!! Imagino que voce deve sentir muita falta do seu trabalho, mas para quem começou a trabalhar tão cedo essa pausa é bem merecida. E quando quiser voltar, a casa é sua e estaremos todos de braços abeertos!!!
    Beio, Rita Portela

    ResponderExcluir
  7. Nunca vivi fora de SSa. Apesar de ser minha terra natal e onde tenho a maior parte de minhas histórias e lembranças, não sei se sentiria falta daqui...Apesar de todas as relações construídas aqui, é difcíl viver numa cidade onde me sinto mto insegura a maior parte do tempo, onde o trânsito é irritante e as pessoas muito mal educadas em sua maioria...

    ResponderExcluir
  8. Eu também amo Salvador, eu também não preciso que as pessoas ou as coisas sejam perfeitas para que eu as ame. Me identifiquei. Boa sorte nesse seu novo caminhar e que a sua motivação para estar bem aí nesse lugar, sempre se renove e que você cresça. Até mais.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se você vai organizar algum grupo de viagem de brasileiros à Índia em 2011. Grato.

    ResponderExcluir
  10. Goulart,
    Essa possibilidade existe, mas preciso ver realmente quantas pessoas tem interesse. Temos que ter no mínimo 10 pessoas. O custo total fica em torno de 6000 dólares , 20 dias !

    ResponderExcluir
  11. Lud, mesmo triste vc é feliz... não sei, mas, triste ou feliz, ou querendo ou nao querendo...
    vc é diva.

    ResponderExcluir
  12. Olá Querida!

    Tem uma palavrinha única "in portuguese" que traduz o que você está sentindo, saudade! É muito bom poder tê-la, sinal de construções sólidas e boas vivências.

    We miss you
    Beijos
    Nilza

    ResponderExcluir
  13. Renata....amo vc!

    Outro dia achei uma caneca linda..dessas americanas, bem grandes....escrito DIVA...só lembrei de vc, é claro!!!!!!!

    Nilza...Já já tô chegando....

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!