sábado, 13 de fevereiro de 2010

Mudança interna...e mudança chegando..



Viemos morar em Houston no Texas, no dia 22 de dezembro de 2009, ou seja, quase 2 mêses atrás. Viemos no dia do meu aniversário. Quis isso. Escolhi simbolizar meu aniversário, com a mudança, desapego, renovação, recomeço...etc....

De lá pra cá muitas coisas aconteceram, e não posso negar que estou amando essa experiência. Essa é uma cidade incrível. Tudo é absolutamente organizado, espaçoso, grande...o Texas tem essa fama: Everything is big in Texas! Gosto disso. Sou espaçosa também!

As lojas são imensas, as ruas, as avenidas e os infinitos viadutos...os carros são imensos...as porções de comida...enfim..tudo é grande.

Bom...as coisas são baratas também, e eles vendem absolutamente tudo que voce nem sabia que precisava, mas no momento que conhece, não consegue mais se imaginar sem elas! Coisinhas que criam necessidades e que facilitam a vida, já que aqui temos que fazer tudo... cuidar da casa, roupas, comida.

Aqui temos que rever hábitos brasileiros de bagunçar as coisas, porque lá no Brasil, sabemos que alguém vai arrumar depois, aqui, o melhor é nem sujar, o melhor é nem bagunçar nada, porque voce terá que arrumar depois. Hábitos de praticidade vão sendo criados, e olha que eu sou uma pessoa extremamente prática, mas sem prática nenhuma com as coisas da casa que estou descobrindo agora. Confesso que estou amando aprender a cuidar da minha casa.

Bom...hoje estou aqui, esperando minha mudança que chega em alguns instantes do Brasil. Estou meio assustada, pois não consigo lembrar do que enviei pra cá, e mais assustada ainda, pois nesse exato momento, eu não preciso de NADA! Nada (coisas) me falta aqui!!

A reflexão que faço nesse momento é sobre o acúmulo de coisas que fazemos. Como é possível que há 2 mêses atrás, aquelas coisas que enviei lá do Brasil, serem extremamente necessárias, e 2 mêses após, descubro que vivo muito bem sem elas? Como essa questão das "necessidades" é delicada. Do que é que realmente preciso? O que é que me faz falta?

O Mahatma Gandhi foi eliminando suas posses, e no fim da sua vida, possuia 2 panos de algodão com os quais se enrolava, o livro sagrado Bhagavag Gita que ele lia todos os dias, o colchão que dormia no chão, duas tijelinhas onde colocava sua comida, chinelo e seus óculos. Eu mesma tenho lá na minha clínica uma foto desses pertences. Ele dizia que era tudo que ele precisava, e de fato devia ser mesmo.

Digo para meus alunos em muitas meditações que conduzo, que o que precisamos naquele momento, nós temos: ar em abundância para respirar e a terra para sustentar nosso peso. Isso é verdade! mas agora, minha casa será tomada por muitas caixas que estão vindo do Brasil, com coisas que provavelmente vou ficar muito feliz em rever, mas que certamente (sei disso) não necessito delas pra viver!

Bom...nesse momento de reflexão...receberei coisas que têm valor sentimental, mas que essas lembranças já estão dentro de mim e que não preciso de coisas pra lembrá-las; outras, descobrirei que não têm valor algum e que serão um estorvo aqui..enfim...são coisas.

De fato do que eu preciso para viver em qualquer lugar, é da minha mente lúcida e tranquila e do meu coração aberto. Assim farei amigos e com certeza, terei condição de resolver problemas que surjam e desafios que a vida me colocar....e como disse no começo, o símbolo dessa viagem desde o seu início, foi transformação, renovação e desapego...

Talvez, quem sabe? Eu descubra que muitas mudanças já aconteceram na minha vida nesses 2 mêses, e que nem preciso mais dessa "mudança"! Entretanto, estou aberta. Que venham as mudanças! Sejam elas, quais forem.

Ludmila Rohr

3 comentários:

  1. A algum tempo venho pensando e agindo dentro do possível desta forma, prestando atenção no desejo de comprar, sempre me pergunto: preciso disto neste momento? bagagem é só problema, gosto do que é bom e durável mas que seja bem utilizado, doar coisas faz muito bem, depois que elas vão embora a gente esquece completamente porque estavam guardads sem utilidade, alem do mais é bom renovar. Ainda preciso trabalhar o desapego em relação a pessoas, sem deixar de ama-las. Estou fazendo um carnaval caseiro, lendo, comendo piza, sorvete, olhando o mar. Bj. Nub

    ResponderExcluir
  2. preciso dizer que minha mudança chegou e que descobri que trouxe muito menos coisas do que imaginava.
    Tudo foi arrumado de forma rápida e minha casa agora tem meus quadros e porta-retratos..tem meu tapete..e alguns objetos queridos.
    O quadro que ficava no meu consultório está agora na minha sala de jantar. Meus clientes o reconheceriam rapidamente!

    Bom...preciso confessar que só não tive coragem de mexer nas roupas, pois como são de verão, ainda não irei usá-las!!

    Bjos a todos!

    ResponderExcluir
  3. LÚ:
    Como é lindo a palavra MUDANÇA!
    DANÇA da vida!DANÇA do amor!!E a maior prova de amor é a nossa vida,e sei que você é uma pessoa cheia de vida e amor para receber a qualquer momento...suas mudanças!!
    Quando poder me dê notícias e segue meus endereços virtuais:
    emiliabartholo@hotmail.com
    Skype:Emilia Bartholo
    Muitos beijos!
    Te amo!
    Emilia.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!