sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mulheres unidas!!!!


Escrevi aqui algumas vezes sobre os meus amigos e amigas virtuais das duas comunidades de câncer que participo. Fiz um homenagem especial aos homens de uma dessas comunidades quando escrevi "Espaço dos Cuecas", esse é o nome de um fórum criado por eles. Hoje quero falar das mulheres, apenas delas!

Elas são mães, filhas, tias, sobrinhas, netas, amigas, amantes , esposa, ex-esposas, vizinhas de alguém. Elas lutam contra um câncer, ou ajudam alguém que está nessa luta, e tem aquelas que perderam alguém nessa luta. São muitas mulheres corajosas, determinadas, amorosas....mulheres que tem altos e baixos, e que como toda mulher têm que lidar além de tudo que já lidam por causa dessa doença maluca, algumas delas, infelizmente têm que lidar com TPM, menopausa, crises no casamento, ver filhos crescendo, ex-maridos aprontando...maridos indiferentes...distantes e assustados..., filhos pequenos, filhos adolescentes, trabalho...algumas descobriram o câncer na gravidez, ou amamentando!!!

Converso com algumas delas em tempo real....falamos de comida, de homens, de chocolates, de homens, de receitas novas, de homens, de vaidade, de homens., de novelas, de viagens, e da Índia...rsrsrsr....nos divertimos, mas falamos muito de coisas sérias também. Nos preocupamos com alguém que anda sumido, falamos amorosamente uma das outras, nos incentivamos...dizemos que somos lindas e poderosas e reforçamos nossa auto-estima.....fazemos o que toda amiga faz. Jogamos conversa fora, nos apoiamos, nos escutamos e não julgamos umas as outras...

Não sinto que somos coniventes ou lenientes com nossos defeitos e fraquezas, pois discordamos também, falamos o que não gostamos, tentamos acalmar uma que é mais esquentada...tentamos alertar outra sobre sua responsabilidade pessoal com sua vida...dizemos sempre coisas boas...mas nem sempre são agradáveis..ou fáceis...Tudo é delicado pra quem tá vivendo um momento assim, mas por outro lado, quem tá vivendo um momento assim, não quer perder muito tempo com bobagens....

Minhas amigas são lindas. Umas estão carecas, outras estão vendo seus cabelos crescerem, outras já os tem de volta. Umas estão vendo seus pais sofrerem, ou irmãos e maridos, mas outras passam pelo sofrimento absurdo e inimaginável para mim, de verem seus filhos lutarem contra um cancer, outras perderam seus filhos para o câncer!

Marcinha me disse que não é guerreira, mas que é corajosa. Que ela nunca quis essa guerra, mas já que teve que entrar, lutou com coragem...Ninguém quis essa guerra! Ninguém desejou pelo menos conscientemente passar por isso, mas vejo mulheres corajosas, com um coração enorme lutando ou acompanhado seus queridos.

Algumas estão em luto. Perderam alguém. Choramos junto. Elas rezam uma pela outra, eu mentalizo. Não sei rezar. Elas trocam mensagens de amor e orações, eu escrevo no blog, não tenho essas mensagens. Nos entendemos com nossas diferenças e com nossos momentos diferentes, mas somos unidas por algo em comum...o câncer.

Elas me dão uma nova dimensão do meu poder, elas me ajudam também a redimensionar meus problemas, minha dores, minha vida. São mulheres comuns, como outra qualquer, mas que experimentaram ou ainda experiementam o contato com o que essa doença provoca em nós. Não temos tempo a perder com lamentações, não temos tempo a perder com coisas que não tem importancia...Elas me ensinam e eu ensino algo pra elas. Nós trocamos e assim nos fortalecemos . Cuidamos das feridas e dos momentos tristes, mas nos alegramos com os momentos felizes, celebramos, parabenizamos uma a outra!

Sou muito grata por voces terem entrado na minha vida minhas amigas virtuais e de caminhada!

Patsy, Pati, Cris, Katy, Dani (s) , Gab, Ângela (s), Marcinha, Jaque, Myrloca, Mary, Regininha, Rejane, Cristine, Criss, Iolanda, Ione, Élida, Rai, Bertilha, Luana, Valérias (s), Mazé, Suu, Ceiça, Malu, Marcela, Cláudia, Fefa, Elaine, Gilca, Vera, Dayane, Caroline, Alexandra, Virginia, Marcela, Marli, Ana Cristina, Liliane, Ione, Simone, Márcia....ai...todas, todas, pois com certeza esquecerei algum nome....mas não de voces!

Beijos enormes

Ludmila

14 comentários:

  1. Amiga querida... como você consegue ser tão sensivel???
    Me fez chorar...

    Obrigada... simplesmente obrigada!!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Lud- assim como a élida chorei lendo seu blog, vc é um anjo, nós q te agradecemos por ser nossa amiga...

    OBRIGADA!!! BJS NO CORAÇÃO

    DA SUA AMIGA KATY

    ResponderExcluir
  3. NOSSA...CHOREI ATE...
    UMA DAS COISAS BOAS DO CA....CONHECER GENTE COMO VC...COMO AS PESSOAS DO CHAT.
    NEM TUDO SAO DORES...SAO LAGRIMAS
    TEMOS AMIGOS E AMIGAS QUE VALEM A PENA LUTAR E VIVER
    BJUSS

    ResponderExcluir
  4. ola, vc judiou hein? mas ficou linda a homenagem a nós...

    bjus..

    ResponderExcluir
  5. Se identificar com pessoas em um momento taõ dificil, é fruto de uma fase da vida, e saber que viver intensamente eles, seja na dor ou no amor é algo divino, pois dele podemos tirar proveitos, apoio, alegrias, solidarizar, refletir, e tudo de bom que uma amizade pode nos fornecer! Viva as mulheres especiais que foram escolhidas e se agregam no momento delicado de um câncer!

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Te leio sempre, não comento pq tenho preguiça de catar milho, li em algum lugar que: quem não tem amiga tem câncer.
    Concordo com isso, nos mulheres somos unidas, ajudamos umas as outras.

    Fique em Paz e veja que apesar do sofrimento você tem ganhado muitos amigos.

    Bjs/saudade muita

    ResponderExcluir
  7. Eita bando de mulher fuxiqueiraaaaaa... (brincando)

    Pois é, são realmente muito fortes e não possuem noção do bem que fazem, simplesmente por existirem.

    Um beijo Lu!

    ResponderExcluir
  8. Linda, linda a homenagem, assim como você!!!!

    Obrigada por tudo!!!

    Pati

    ResponderExcluir
  9. Lud, carinhosamente Lud!!! Obrigada! por vc entrar em nossas vidas!! OBS: Adorei o Myrloca!!!
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  10. Lud
    Obrigado pela bela homenagem.Acredito que o sofrimento ajuda a unir as pessoas.Continuo rezando pela saude de Judson.Bjs no seu lindo coração.CrisKelsch.

    ResponderExcluir
  11. Só mesmo vc Lud, para descrever com tanto carinho tudo qeu sentimos umas pelas outras.Confesso que fiquei emocionada,que vc,juntamente com nossos outros amigos,ja fazem parte da minha vida! Um beijo Marcia

    ResponderExcluir
  12. Lindo!!!!!

    Adorei o que escreveu e a homenagem...como eu já lhe disse, vc esreve muito bem e toca no ponto certo... Beijosssss

    ResponderExcluir
  13. Amigas queridas...

    que bom que consegui tocá-las....
    que bom que vcs fazem parte da minha vida...


    bjos

    ResponderExcluir
  14. Que felicidade ver meu nome aí no seu post.
    Adoro vc!
    bjbj

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!