quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Yoga....o meu caminho!


Ontem foi meu primeiro dia em Salvador depois que retornamos de SP. Adoro isso aqui! mas na verdade, o que gosto mesmo é de tudo que faço. Adoro meu trabalho. Adoro minha rotina, sou uma pessoa que adora acordar e saber que terei o meu dia diante de mim.

Ontem dei minha primeira aula de yoga desde que me despedi dos alunos avisando que iria pra SP acompanhar meu marido. E eu quero muito falar sobre isso. Comecei a fazer yoga com 16 anos, (tenho 45 agora). Eu já era apaixonada pelo yoga, mesmo sem conhecer, dizia que queria fazer yoga, mesmo sem saber do que se tratava. O Yoga entrou na minha vida e nunca mais saiu. Praticava muito, estudava muito (muito mais que hoje), lia os textos sagrados, fazia praticas duas vêzes ao dia, meditações diárias...enfim, mergulhei com meu corpo e minha alma nesse universo que trouxe sentido a minha existência.

A Hatha-yoga me colocou diante da possibilidade de um corpo saudável..um corpo feliz. E de fato, tenho uma relação muito boa com meu corpo, ele me dá prazer, não tenho histórias na minha vida de dores no meu corpo. Claro que já fiquei doente e certamente ainda ficarei, mas meu corpo, produz muito mais prazer do que dor. Ele é um lugar muito agradável de se morar. Vejo pessoas reclamando de dores, pessoas saudáveis, inclusive que malham, que correm...eu normalmente não tenho dores....acho realmente que o meu corpo tem sido um bom lugar para morar.

Quando descobri a respiração, descobri o prazer simples de respirar, e o quanto a respiração me conectava com o meu corpo, mas o quanto que através da respiração eu conseguia alterar meus estados mentais. A respiração se tornou o meu grande remédio e companheira. Respiro conscientemente em todas as situações que preciso estar mais inteira, mais forte, mais calma, mais centrada....mais aberta....a respiração me leva pra dentro de mim, a lugares profundos, mas também me coloca aberta para o mundo, para as pessoas...sou muito grata ao yoga, por ter me apresentado esse instrumento valioso.

Bom...ontem reencontrei meus alunos....voltei pra minha sala de aula... e comprovo o quanto amo o que faço...o quanto o yoga me faz bem. A prática corporal do yoga organiza o meu corpo, me sinto leve e feliz, mas enche o meu coração de muito amor....é...sinto um amor imenso quando pratico yoga, sinto que sou uma pessoa melhor (do que de fato sou), me conecto com aquilo que é sagrado em mim...e fico muito feliz!

O outro lado lindo do yoga são os alunos, eu sou muito apaixonada por eles...vejo a busca, a confrontação com as dificuldades, os corpos que aos poucos vão desenferrujando, a felicidade em conseguir fazer algo que não conseguiam antes, uns são fiés, persistentes, permanecem anos após anos, já incluiram o yoga em suas vidas, outros são flutuantes, vem e vão, somem e novamente aparecem....mesmo assim os adoro, fico imensamente feliz quanto vejo um ex-aluno retornar!

Ontem dei minha primeira aula de yoga depois que retornei e quero hoje agradecer aos alunos que lá estavam. Obrigado...obrigado por me acompanharem nessa viagem de auto-organização, nesse processo de nutrição da minha alma. E o melhor de tudo isso, é me dar conta de que esse é o meu trabalho!!!! Sou tão grata a vida, porque penso que sou uma pessoa abençoada, que pode trabalhar com aquilo não só que ama, mas com aquilo que cuida de mim, que me faz uma pessoa melhor, que me alimenta....

Uma vêz um professor de psicologia me falou que iria chegar a hora em que eu teria que escolher entre a psicologia e o yoga, eu achei aquele comentário meio bobo, por que em nenhum momento uma prática concorre com a outra, muito pelo contrário. O fato de ser prof de yoga sempre me fez uma terapeuta melhor. O fato de meditar e cuidar de mim e dos meus alunos em vários níveis, sempre me possibilitou uma visão mais ampla da psicologia. Amo tudo que faço, amo a psicologia, o consultório, mas o yoga é a minha vida. Se esse professor tivesse razão, se eu tivesse que escolher, a escolha já estava feita, pois o yoga com certeza foi escolhido pelo meu espírito milênios atrás. Nessa vida eu só o reencontrei!

Namastê!

Ludmila Rohr


2 comentários:

  1. Há tempos venho "namorando" a Yoga.
    Flertamos de diversas maneiras...
    Me identifico tanto mas por incrivel que pareça nunca fiz uma aula.
    Medito todo dia, e bem sei o que uma respiração "um pouquino" melhor ja fez por mim.
    Lendo esse post, posso te dizer: desse ano não passa. Logo após o Carnaval vou dar um pulo no Mahatma pra fazer uma aula.
    Que bom que está de volta !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cara Ludmila. Bom dia. Obrigada pelo texto sincero e singelo. Tb sou professora de yoga e fiquei muito feliz ao ler o seu texto. É muito bom poder receber uma mesnagem tão positiva e acreditar que ainda existem muitas pessoas que amam o que fazem, que vivem de forma intensa e verdadeira o verdadeiro yoga e que levam toda a teoria para a vida. Viver do yoga (dando aulas) não é fácil. É um exercício constante de persistência e de fé naquilo que fazemos. Os propósito superam em muito o que normalmente as pessoas recebem como troca em seus trabalhos. Percebemos como vc bem disse, vidas se modificando, pessoas se tornando mais conscientes, mais saudáveis e até mesmo, mais felizes. Tenho um retorno benéfico ao final de cada aula, quando vejo o sorriso no rosto das pessoas. Isso me motiva e me fortalece, como pessoa e como professora desta prática marailhosa e abençoada. Tb aprendi a ser grata por tudo o que me acontece. A viver cada vez mais e melhor. Apesar de toda e qualquer dificuldade que a vida eventualmente apresenta, tenho uma essência forte e sei que esto uaqui crescendo e evoluindo. Há muito mais do que podemos ver. Acredito que sou feliz e o yoga é um dos responsáveis por esta certeza cada vez maior. Parabéns por exsitir e por ter conquistado a sua felicidade, graças à confiança no yoga. Agradeça sempre por cada respiração. Que possamos continuar sendo instrumentos que possam trazer paz e luz ao Universo. Vibrações de paz, luz e amor. Namastê, Ana Virgínia.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!